segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MULHER SÁBIA




Muitas de nós conhecemos o versículo acima. Mas o que realmente significa edificar a casa com sabedoria? Este artigo abordar três características que a mulher sábia certamente possui. Existem muitas outras, mas neste momento veremos apenas três.
 Primeiro: A mulher sábia tem um relacionamento íntimo com Deus. Ela sabe que sem Deus nada lhe é possível. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo que nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1.8).
Quando buscamos o Senhor e a Sua vontade para a nossa vida antes de decidir algo ou tomar qualquer atitude, estamos dando honra a Deus, e reconhecendo que sem Ele não há como ter um relacionamento abençoado. Se quisermos ter um casamento que dê frutos para a glória de Deus, um relacionamento onde as bênçãos do Senhor nos alcancem, então precisamos meditar na Palavra de Deus diariamente e ter intimidade com o Senhor. Antes de construir um casamento forte e inabalável, a mulher sábia constrói uma relação forte e inabalável com Deus. Só seremos bem sucedidas na edificação da nossa casa e da nossa família, se tivermos um relacionamento pessoal e profundo com o Senhor.
Segundo: A mulher sábia tem consciência de que está em meio a uma grande guerra espiritual e que precisa permanecer atenta e alerta para os ataques de satanás contra sua vida e família “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (l Pedro 5.8). Satanás está ao nosso redor, diz a Palavra de Deus, procurando uma oportunidade, uma brecha onde possa se instalar para nos destruir! A mulher sábia é dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Faz da oração sua arma mais poderosa contra os ataques do inimigo. Se reveste da armadura de Deus, “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno. Usem o capacete da Salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; (Efésios 6.14,17). Deus não nos daria uma armadura espiritual para usar, se não fosse necessário. A mulher sábia não deixa brechas para satanás.
Terceiro: A mulher sábia fala com sabedoria. “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas em uma escultura de prata” (Provérbios 25.11). A mulher é conhecida pela sua grande capacidade de expressão verbal. As mulheres gostam de falar. Têm necessidade de falar mais que os homens, inclusive. O que muitas vezes pode ser um problema, caso ela não atente para o conteúdo da fala. Ou então, para o “momento certo de falar”…  “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15.1), Esse versículo é especialmente verdadeiro nos momentos em que o esposo está nervoso ou irritado. A mulher sábia conhece o poder das palavras e as usa para edificar a sua casa, não para derrubá-la!
A Palavra de Deus nos exorta a agir com sabedoria. O mesmo versículo que nos fala sobre a mulher sábia que edifica a sua casa, também nos diz que a tola a derruba com as próprias mãos… Que possamos ser mulheres dirigidas pelo Espírito Santo de Deus, e edificar as nossas casas com sabedoria. Alicerçando os nossos lares na rocha que é Jesus Cristo.
Lembre-se amada irmã em Cristo; Não há sucesso num lar que não honra e glorifica o Senhor. Reserve um tempo do seu dia para ficar na presença de Deus. Ore, vigie e revista-se com a armadura de Deus. E seja sábia nas palavras e maneira de falar. Creio que o nosso Deus, que é rico em amor e misericórdia, derramará grandes bênçãos sobre a sua vida, em nome de Jesus.


Adaptado pela Missionária Luciene Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário